domingo, 24 de julho de 2011

TRIPES

Características � foi introduzida no Brasil em 1961, originário da Ásia Oriental, que se propagava no fícus, o tripes ou lacerdinhas são insetos de tamanho pequeno com aparelho bucal do tipo raspador. São pragas importantes de diversas culturas e, quando presentes em grandes populações, causam danos consideráveis às plantas. Plantas atacadas pelos tripes ficam com coloração prateada, as folhas ficam retorcidas e caem prematuramente. Além do dano direto que provocam pela alimentação os tripes também podem transmitir vírus para as plantas, o que causa, muitas vezes, sua morte. Asas estreitas com longas franjas em suas margens. A coloração é normalmente amarelada ou preta brilhante. As ninfas, fase jovem dos tripés, assemelham-se muito aos adultos com o corpo bastante alongado, porém não apresentam asas. Os machos são de menor tamanho do que as fêmeas. Este inseto provoca intensa irritação nos olhos dos passantes, chegando a provocar graves acidentes de trânsito.
Habitat � dentro de folhas enroladas ou na superfície inferior das destas.
Ocorrência � em todo o Brasil, nas lavouras de cacau, da cebola, do algodão, bem como no cultivo de plantas ornamentais. 
tripes
Hábitos � q uando perturbadas, muitas espécies de tripes podem curvar a ponta de seu abdome para cima.
Alimentação � fitófagos, isto é, alimenta-se de plantas.
Reprodução � o ciclo de vida dos tripes inclui o ovo, dois estágios de ninfa que se alimentam, um estágio de pré-pupa e pupa que não se alimentam e o adulto. Os ovos são muito grandes em relação ao tamanho da fêmea e são depositados dentro do tecido da planta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário