domingo, 24 de julho de 2011

RAPOSA-DO-ÁRTICO


Descrição

Tem 50 cm a 1 metro de comprimento e,até os ombros, tem 28 cm de altura. Pesa de 2,5 a 7 kg. vive de 3 a 10 anos. A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, sendo branca no Inverno e castanha-parda no Verão. A camada de pêlo externo da raposa cobre o denso, espesso e muito quente pêlo de baixo. Tem pequenas orelhas revestidas de pêlo que ajudam a reter o calor. As patas são relativamente grandes para evitar que ela afunde na neve fofa e têm pêlo lanudo nas patas que funciona como antiderrapante e confere isolamento. A cauda é pequena, espessa e densa, medindo 30 cm.

[editar]Comportamento

As raposas do ártico cobrem vastas distâncias algumas mais de 2.300 km todos os anos procurando comida. Acasalam com o mesmo par toda a vida e enquanto estão procriando, partilham o território com outros casais, geralmente construindo a toca em uma zona abrigada e sem gelo ou entre pedras. Essas tocas são complexas na sua contrução, chegando a atingir 250 entradas. Algumas têm utilização contínua ao longo da mais de 300 anos. A raposa usa a toca como esconderijo para o mau tempo, despensa para armazenar comida que sobra, abrigo para as crias ou para a fuga de predadores, mas não hiberna nela. Quando o tempo está muito ruim, escava uma cova na neve, enrosca-se e enrola a cauda à volta dos pés e pernas para se aquecer.

[editar]Alimentação

As raposas do ártico caçam leminguesratos e outros pequenos mamíferos. Também apanham caranguejos e peixes na costa, bem como aves marinhas e seus ovos. A carne putrefata é uma parte importante da sua dieta; elas seguem os ursos-polares para se banquetearem com os restos das suas matanças de focas. As raposas do ártico também comem bagas. Em épocas de fartura, armazenam as sobras de carne em suas tocas, alinhando ordenadamente aves sem cabeça ou cadáveres de mamíferos. Essas reservas são consumidas nos meses de inverno.

[editar]Reprodução

No início do verão, um casal de raposas do Ártico produzem uma ninhada de em média seis à dez crias.O periodo de gestação da raposa do ártico dura 50 dias. Os progenitores e ocasionalmente outras fêmeas ajudantes tratam as crias. Elas são desmamadas com cerca de nove semanas e deixam a toca com 15 semanas. Durante sua permanência no ninho, as crias e os seus progenitores comem cerca de 4 millemingues, sua presa favorita. Os números de raposas do ártico estão ligados à disponibilidade da sua presa e variam de acordo com ela.

[editar]Curiosidades

A Raposa do Ártico, aguenta a temperaturas muito frias, como -50 °C. No folclore escandinavo, pensava-se que as raposas do ártico provocavam a Aurora Boreal, ou Luzes do Norte, que brilham no céu noturno. Na realidade, a palavra antiga para a Aurora Boreal em finlandês era "revontulet" que significa fogo da raposa. A maturidade sexual da raposa é com 10 meses, pois elas vivem de 3 a 10 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário