Descrição
Coelophysis bauri é conhecida a partir de um número de esqueletos completos fósseis. C. bauri era um dinossauro de construção leve que media até 3 metros (9,8 pés) de comprimento [ 2 ] e que foi mais de um metro de altura nos quadris. O nome Coelophysis significa "forma oca" ou "oca processo ", assim chamado por causa de seus ossos ocos membro.
Coelophysis era muito magro e provavelmente teria sido um corredor rápido. Apesar de ser um dinossauro precoce, a evolução dos terópodes forma corporal já tinha avançado bastante a partir de criaturas como Herrerasaurus e Eoraptor . O torso de Coelophysis está de acordo com a forma básica theropod corpo, mas a cintura peitoral apresenta algumas características interessantes especial: C. bauri tinha uma fúrcula (wishbone), o primeiro exemplo conhecido de um dinossauro. Coelophysis também preserva a condição ancestral de possuir quatro dígitos na mão (manus). Ela tinha apenas três dígitos funcionais, o quarto incorporados na carne da mão.
A pelve e membros posteriores de C. bauri também são pequenas variações sobre o plano do corpo terópodes. Ele tem o open acetábulo e dobradiça tornozelo em linha reta que definem o Dinosauria. O hindlimb terminou em um pé de três dedos ( pes ), com um elevado hálux .
Coelophysis tinha olhos grandes e uma boa visão. [ 1 ] Seu pescoço e cabeça foram por muito tempo. [ 1 ] A cauda também foi longa, e tinha uma estrutura incomum no seu bloqueio prezygapophysis de suas vértebras, que formam uma estrutura semi-rígida, aparentemente para parar o rabo de se mover para cima e para baixo. [ 3 ] Isso pode ter deixado o ato cauda como um leme ou contrapeso quando o animal estava manobrando em alta velocidade.
Coelophysis tinha uma cabeça comprida e estreita, e sua afiada, curvado, dentes irregulares mostrar que comiam carne - provavelmente o pequeno lagarto-como animais que foram encontrados com ele. [ 4 ] Também pode ter caçado em embalagens maiores para lidar com presas. [ 5 ] Coelophysis tinha um focinho alongado com grandes fenestras que ajudou a reduzir o peso do crânio, enquanto suportes estreito de ossos preservados a integridade estrutural do crânio. O pescoço tinha um pronunciado sigmóide curva.
[ editar ]Paleobiology
Os dentes foram típicos de dinossauros predadores, blade-like e recurved com serrilhas bem em ambas as anterior e posterior bordas.
O conhecimento dos Coelophysis vem principalmente a partir de amostras escavadas em Ghost Ranch , há uma tendência para ver esta congregação maciço de animais como evidência para packs enormes deCoelophysis vagando pela terra. A série de televisão Walking with Dinosaurs , por exemplo, mostrou pequenos bandos juntos (e não citar os depósitos Ghost Ranch como evidência). Nenhuma evidência direta para a afluir existe; os depósitos apenas indicam que um grande número de Coelophysis , juntamente com outros animais Triássico, foram enterrados juntos. Algumas das provas da tafonomia o site indica que estes animais podem ter sido reunidos para se alimentar ou beber água de um buraco esgotados ou para se alimentar de uma desova de peixes executar, e depois tornou-se enterrado em uma catastróficainundação .
Tem sido sugerido que C. bauri era um canibal , com base em suposta espécimes juvenis encontrado "dentro" da cavidade abdominal de alguns espécimes Ghost Ranch. No entanto, Rob Gay mostrou em 2002 que essas peças foram mal interpretadas (vários exemplares de "coelophysids juvenil" eram na verdade pequenos répteis crurotarsan como Hesperosuchus , e parece que em alguns casos, os indivíduos maiores foram esmagadas em cima de outras menores), e não há não qualquer evidência para apoiar o comportamento canibal em Coelophysis . [ 6 ] [ 7 ] estudo Gay foi corroborada em 2006 em um estudo posterior por Nesbitt et al. [ 8 ] Pode haver outras evidências vindo à luz que podem mostrar o conteúdo do estômago de alguns desses espécimes, o que pode trazer uma maior resolução para o assunto. [ 9 ]
Duas formas de Coelophysis foram encontrados, um mais grácil forma e uma forma ligeiramente mais robusto. Opinião entre os paleontólogos é agora que estas eram do sexo feminino e variantes do sexo masculino ( ver: dimorfismo sexual ). [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ]
Em um estudo de 2001 conduzido por Bruce Rothschild e outros paleontólogos, 14 ossos do pé que se refere o Coelophysis foram examinados para sinais de fratura por estresse , mas nenhum foi encontrado. [ 14 ]
[ editar ]História da descoberta
Edward Drinker Cope primeira chamada Coelophysis em 1889 [ 15 ] durante a competição para nomear as espécies com Othniel Charles Marsh , conhecido como " Guerras Osso ". Um amador fósseiscolecionador, David Baldwin, tinha encontrado os restos do dinossauro primeira em 1881. A espécie tipo , C. bauri foi nomeado para Baur, um dos muitos coleccionadores de fósseis que forneceu Cope. No entanto, estas primeiras descobertas foram muito mal preservado para dar uma imagem completa deste novo dinossauro.
Em 1947, um 'cemitério' substancial de Coelophysis fósseis foi encontrada no Novo México , no Ghost Ranch , perto de encontrar o original. Tantos fósseis juntos foram provavelmente o resultado de uma enchente, que varreu um grande número de Coelophysis e enterrou-los rapidamente e simultaneamente. Na verdade, parece inundar tal era comum nesse período do história da Terra e, de fato, a Floresta Petrificada do próximo Arizona é causada por um congestionamento de log preservados de troncos de árvores que foram capturados em uma enchente desse tipo. Edwin H. Colbert fez um estudo abrangente [ 10 ] de todos os fósseis encontrados até essa data, e é a partir dele que tomamos a maioria de nossas informações sobre Coelophysis . Os espécimes Ghost Ranch eram tão numerosos, incluindo muitos espécimes bem preservados, que um deles se tornou o diagnóstico, ou espécime , para todo o gênero, substituindo a amostra original, mal conservado (veja classificação abaixo).
Uma vez que os espécimes Ghost Ranch foram descobertos, mais esqueletos foram encontrados no Arizona, Novo México e um modelo que-ainda não confirmado deUtah , incluindo adultos e juvenis, a depósitos onde Coelophysis foi descoberto a partir da data final Carniano para o início Norian estágios de fauna do Triássico Período.
Edwin H. Colbert sugeriu que as pegadas Connecticut Vale terópodes que se refere à ichnogenus Grallator pode ter sido feita por Coelophysis . [ 16 ]
[ editar ]Classificação
Coelophysis é uma unidade taxonômica distintos ( gênero ), composto por uma única espécie, C. bauri . Duas espécies adicionais foram originalmente descritos, além de C. bauri , C. longicollis , e C. willistoni , no entanto, eles não são de diagnóstico e são considerados sinônimos de C. bauri . C. rhodesiensis é, provavelmente, parte deste complexo genérico, e é conhecido do Jurássico da África Austral (veja abaixo para mais). Em taxonomia filogenética , Coelophysis é tratada como uma clade dentro do Coelophysidae .
No início de 1990, houve debate sobre as características de diagnóstico dos primeiros espécimes coletados, em comparação com o material escavado no Espírito Ranch Coelophysis pedreira. Alguns paleontólogos eram da opinião de que os espécimes originais não foram de diagnóstico além de si mesmos e, portanto, que o nome de C. bauri não poderia ser aplicado a qualquer exemplares adicionais. Eles, portanto, aplicou um nome diferente, Rioarribasaurus , [ 17 ] ao Espírito espécimes pedreira Ranch.
Desde os numerosos espécimes Ranch bem preservada Espírito foram usados como Coelophysis na maioria da literatura científica, o uso de Rioarribasaurus teria sido muito inconveniente para os investigadores, para um abaixo-assinado foi dada para que o espécime tipo de Coelophysis transferidos do mal preservados espécime original de um dos espécimes fazenda bem preservada Ghost. [ 18 ] No final, a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN) votaram para fazer uma das amostras Ghost Ranch o espécime tipo real de Coelophysis e dispor do nome Rioarribasaurus completamente (declará-la uma rejectum nomen , ou "nome rejeitado"), resolvendo assim a confusão. O nome Coelophysis , portanto, tornou-se umconservandum nomen ("nome conservado"). [ 19 ]
Sullivan & Lucas (1999) refere um espécime de Cope é material original de Coelophysis (AMNH 2706) ao que eles pensavam que era um terópode recém-descoberto, Eucoelophysis . [ 20 ] No entanto, estudos posteriores mostraram que Eucoelophysis foi identificado erroneamente, e é realmente um primitivo , não-dinossauros ornithodiran intimamente relacionado com Silesaurus . [ 21 ]
Além de tudo isso, há uma controvérsia competindo com outro coelophysoid, Megapnosaurus , que muitos consideram ser congêneres com Coelophysis . [ 12 ] [ 22 ] Para tornar as coisas mais confusas, Paul sugeriu que Coelophysis deve ser colocado em Megapnosaurus (então conhecido como Syntarsus ) para contornar o acima mencionado taxonômicos confusão. [ 23 ] Em uma situação que afecta gêneros de dinossauros muitos, muitos espécimes foram originalmente classificadas como novas espécies, mas foram em espécies fato de Coelophysis . Por exemplo, o Prof Mignon Talbot 's 1911 descoberta [ 24 ] que ela rotulada Podokesaurus holyokensis , pode estar relacionado à (ou é) Coelophysis . Além disso, C. Póstumo , nomeada porFriedrich von Huene em 1908, também precisa de reclassificação e se intitula Halticosaurus longotarsus no momento.
[ editar ]Na cultura popular
Coelophysis foram apresentados na série de televisão BBC Walking with Dinosaurs , bem como o Discovery Channel especial quando os dinossauros viviam na América e no filme IMAX Dinosaurs Alive! . De 1974 crianças da série de televisão Land of the Lost também contou com uma Coelophysis , apelidado de "Spot".
Coelophysis foi o segundo dinossauro no espaço. Embora Maiasaura tinha sido levado ao espaço três anos antes, um Coelophysis crânio do Museu Carnegie de História Natural estava a bordo do Space Shuttle Endeavour missão STS-89 , quando deixou a atmosfera em 22 de janeiro de 1998. Também foi levado para a estação espacial Mir antes de ser devolvido à Terra. [ 25 ]
Coelophysis é também o fóssil do estado do Novo México .
Nenhum comentário:
Postar um comentário