segunda-feira, 25 de julho de 2011

PINÍPEDES


Os pinípedes (latim científicoPinnipedia) constituem uma ordem de mamíferos aquáticos, que inclui focasleões-marinhos e morsas, embora em algumas classificações sejam super-famílias.
Os pinípedes têm o corpo fusiforme e alongado. O maior membro do grupo é o elefante-marinho que pode atingir quatro metros e duas toneladas. A foca-das-galápagos é a menor, com 30 kg de peso e cerca de 1,2 m de comprimento. Exceto ao nerpa (Pusa sibirica) que habita no Lago Baikal, na Sibéria, todos os outros pinípedes vivem junto dos oceanos, onde se alimentam de cefalópodes e peixes.
Algumas espécies de pinípedes encontram-se ameaçadas devido à caça de que foram alvo por causa de sua pele.

[editar]Evolução

Assim como os Cetáceos e Sirênios evoluíram de animais terrestres, assim também ocorreu com os Pinípedes. Eles são classificados dentro da ordem Carnívora não apenas por seus hábitos alimentares, mas por descenderem de animais desta ordem, como ursos e lontras.
As famílias Odobenidae e Otariidae descendem de animais semelhantes ao urso, já a família Phocidae, focas verdadeiras, descende de animais semelhantes a mustelídeos como a lontra.
A evolução fez com que seus membros se adaptassem à vida marinha, transformando suas patas em nadadeiras, e projetando um formato hidrodinâmico para seu corpo.

[editar]Classificação

[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário