domingo, 24 de julho de 2011

BICHO-PAU

bicho_pau
Características � e xistem mais de 500 espécies desse inseto, também chamado de bicho-palha, chico-magro ou mané-magro. Há bichos-pau com as mais diferentes formas. Comumente no Brasil encontramos formas que se confundem com líquens dos troncos das árvores. No Brasil, os maiores exemplares pertencem à espécie Bactridium grande, que alcança quase 27 centímetros. Em contrapartida, há bichos-pau pequenos, que mal passam de 1 centímetro. São insetos com corpo em forma de bastão, alados ou não. As formas sem asas movimentam-se lentamente. Os alados voam mal, usando a asa mais como pára-quedas.
Habitat � vivem entre as plantas em áreas rurais e urbanas.
Ocorrência � todo o Brasil, nas regiões tropicais e subtropicais do mundo inteiro. 
Hábitos � inofensivo, ele é capaz de ficar horas sem se mexer, para escapar dos predadores. O bicho-pau passa horas a fio completamente paralisado. As pernas ficam esticadas, as da frente encobrindo a cabeça e as antenas. É preciso ser muito observador para identificá-lo no meio dos galhos secos. De movimentos lentos, vale-se desta curiosa estratégia para se defender dos predadores. Não bastasse a perfeita camuflagem, certos bichos-pau ainda emitem um fluido leitoso e repugnante para se defender. Outras espécies têm o poder de regenerar membros perdidos.
Alimentação � folhas e brotos
Reprodução � sexuada e assexuada por partenogênese. Também interessantes são os ovos desses insetos, muito parecidos com sementes. Lançados ao acaso no solo pelas fêmeas, sem nenhuma proteção especial, eles podem ficar mais de um ano inativos, antes de eclodir. Há espécies nas quais os machos são raros e em que a reprodução se faz por partenogênese. Ou seja, as fêmeas põem ovos que formam novos indivíduos sem que tenham sido fecundados, e deles originam-se quase sempre novas fêmeas. De maneira geral, elas não escolhem lugares especiais para a postura. Simplesmente deixam os ovos caírem no chão. O desenvolvimento do embrião é lento, demorando de 100 a 150 dias para o ovo eclodir. Em algumas espécies, esse prazo pode estender-se até dois anos. A forma jovem do inseto é chamada de ninfa logo após a eclosão, mas é semelhante à dos adultos. Curiosamente, pouco depois do nascimento, fica bem maior do que o ovo que o abrigava. Isso ocorre porque o corpo do inseto distende assim que ele sai do ovo.
Predadores naturais � pássaros
Ameaças � agrotóxicos e destruição do habitat. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário