domingo, 24 de julho de 2011

GORGONOPSIANOS


Therapsida ou terapsídeos, conhecidos também como répteis mamaliformes, formam uma ordem da classe Synapsida (sinapsídeos). Os terapsídeos são os ancestrais dos mamíferos.
Os terapsídeos surgiram no período Permiano, no final da era Paleozóica, sendo descendentes dos répteis pelicossauros (Pelycosauria). A partir de meados do Permiano, tornaram-se o grupo de animais dominantes sobre a Terra, com várias sub-ordens e famílias ocupando muitos nichos ecológicos. Muitas espécies desapareceram no evento de extinção em massa ocorrido no fim do período Permiano, mas as espécies sobreviventes conseguiram se adaptar e chegaram ao período Triássico, já na era Mesozóica, mais uma vez alcançando grande diversidade. Contudo, ao final do Triássico, houve uma outra grande extinção e os terapsídeos praticamente desapareceram e foram substituídos como grupo dominante pelos emergentes dinossauros (com quem não tinham parentesco direto). Algumas poucas espécies perduraram até o final do período Cretáceo, quando enfim desapareceram.[1]

Características

Os terapsídeos possuíam características similares aos mamíferos. Entre elas se destacam a heterodontia (variações no formato dos dentes); mecanismos de regulação da temperatura (homeotermia) e em algumas espécies mais evoluídas, presença de pêlos. Os mamíferos surgiram a partir de espécies da subordem Cynodontia, no período Triássico.[2]
Ao contrário dos dinossauros, os terapsídeos são pouco conhecidos do público em geral, mesmo sendo os ancestrais diretos dos mamíferos e tendo um registro paleontológico bastante completo.

[editar]História evolucionária

A pista evolutiva do Terápsidas começou no início do Permiano, quando um grupo de pelicossauros, o Sphenacodontia, uma linhagem que incluiu o Dimetrodon e os seus parentes, deu origem aos terápsidas. A evidência foi as suas características anatômicas como o crânio, e as vértebras. Terápsidas foram os animais de terra dominantes no Médio Permiano, substituindo os pelicossauros que ficaram raros a partir do Médio Permiano. Os Terápsidas compõe-se de três clades principais, o dinocephalia, os anomodontia herbívoros e o theriodontia(maior parte carnívoro), e o biarmosuchia carnívoro como uma assembléia parafilética de formas primitivas. Depois de um breve estouro da diversidade evolutiva, os dinocephalia desapareceram no Médio Permiano Posterior (Guadalupiano) mas os anomodontia ,dicynodontia e os theriodontia gorgonopsia e therocephalia floresceram.[1]
Como todos os animais de terra, os terápsidas foram seriamente afetados pelo evento da extinção do Permiano-Triássico, como os gorgonopsianos que desapareceram completamente. Dicynodontia, therocephalia e algumas espécies de cinodontes, sobreviveram no Triássico. O dicynodontia, agora representado por uma família única de grandes herbívoros, o Kannemeyeridae, e os cynodontia de tamanho médio (tanto formas carnívoras como herbívoras), floresceram no mundo inteiro, em todas as partes do Triássico Inferior e Médio. Eles desapareceram na maior parte do Pangea no fim do Carniano, embora eles continuassem durante algum tempo mais na região equatorial ao sul.
Algumas exceções foram os eucinodontes. Pelo menos três grupos deles sobreviveram. Todos eles no Triássico Inferior.
Algum não-eucinodontes cynodontia sobreviveram à extinção Permiano-Triássico, como o Thrinaxodon, mas só se extinguiram pelo Triássico Médio.
Os therocephalia, parentes dos cinodontes, conseguiram sobreviver à extinção Permiano-Triássico e continuaram a diversificar-se na Primeira época Triássica. Aproximando o fim da época, contudo, os therocephalia diminuíram e conseqüentemente extinguiram-se, possivelmente devido a modificações climáticas e competição de cinodontes e outros animais que lutavam para sobreviver.
Pensa-se que os Dicinodontes se extinguiram antes do fim do Triássico, mas há evidência de que eles sobreviveram à extinção. Os seus fósseis foram encontrados em Gondwana. Outros animais que foram comuns no Triássico também tomaram refúgio em Gondwana, como o Temnospondyls. Isto é um exemplo de Lazarus taxon.
Mamíferos, a única clade descendente dos Terápsidas, desenvolveram-se na Primeira época Jurássica. Eles irradiaram de um grupo de mammaliaformes que está relacionado ao symmetrodontia. Os próprios mammaliaformes desenvolveram-se de umprobainognathus, uma linhagem da subordem eucynodontia.

[editar]Galeria

[editar]Classificação

Synapsida 
 Sphenacodontia 


 Therapsida 



 †Biarmosuchia 





 Eutherapsida 
 †Dinocephalia 





 Neotherapsida 
 †Anomodontia 





 Theriodontia 
 †Gorgonopsia 





 Eutheriodontia 
 †Therocephalia 
 †Eutherocephalia 




 Cynodontia 












Nenhum comentário:

Postar um comentário