segunda-feira, 25 de julho de 2011

BARRACUDA


Barracuda é o nome geral dado aos peixes perciformes da família dos Sphyraenidae, género Sphyraena. O grupo inclui 25 espécies que se distribuem pelas zonas tropicais e sub-tropicais de todos os oceanos.
As barracudas são peixes alongados e finos, que podem alcançar 1,8 metros de comprimento. A cabeça termina numa boca desproporcionalmente grande e repleta de dentes aguçados. As barracudas têm duasbarbatanas dorsais bem separadas uma da outra e uma linha lateral proeminente.
As barracudas podem viver isoladas, entretanto, a maioria das espécies formam cardumes numerosos. São predadores muito vorazes que atacam em emboscadas e contam com a sua rapidez para dominar as presas. Em geral, estes peixes são perigosos para o homem. São encontradas nas águas quentes da costa atlântica. Sua carne é considerada altamente tóxica, porém uma delícia!

[editar]Espécies

Existem 25 relatos de pessoas que foram atacadas pela barracuda, vinte no litoral do Estado do Pará. Em um deles, uma menina estava no iate do pai e de repente o peixe pulou e atacou, mordendo o seu braço. Foi preciso que o pai da garota usasse uma faca para matar o peixe e livrar a filha da mordida, que foi bem profunda. Outro caso marcante aconteceu no litoral do Estado do Pará, Brasil. Dois turistas observavam o mar, na beira do barco, quando o peixe pulou e mordeu o braço de um deles. Sua artéria braquial foi transfixada. O outro turista, assustado, acabou caindo no mar e foi morto por outros dois barracudas, que geralmente andam em cardumes. O caso teve grande repercussão na imprensa local. Muitos enxergaram o fato como um protesto da natureza contra o homem urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário