domingo, 24 de julho de 2011

PULGÃO

pulgão
Características � são de grande importância econômica, pois podem ocasionar sérios prejuízos às plantas cultivadas. Apresentam corpo mole, piriforme, isto é, em forma de pêra sendo encontrados em grande quantidade sobre os ramos e botões florais. Provocam o enrolamento ou murchamento da planta, além de serem vetores de microrganismos que causam doenças às plantas. Alguns pulgões podem apresentar asas que, em repouso, são mantidas verticalmente sobre o corpo. Na parte posterior do abdome dos pulgões existe um par de cornículos, estruturas tubulares que funcionam como tubos secretores de cera.
Habitat � são muito comuns nas plantas ornamentais, principalmente nas roseiras.
Ocorrência � em todo o Brasil 
Alimentação � sugam a seiva das plantas eliminando uma substância adocicada denominada "honeydew". Esta substância corresponde ao excesso de seiva sugada pelo inseto, que uma vez em contato com a planta possibilita o crescimento de um fungo negro denominado fumagina. Este fungo impede que a planta exerça suas funções podendo levá-la a morte. As formigas também são atraídas pelo "honeydew".
Reprodução � por partenogênese, isto é, as fêmeas não precisam ser fecundadas para dar origem a outras fêmeas. No entanto, em algumas épocas do ano, é possível visualizar machos na população. Quando isto acontece, ocorre reprodução sexuada (com cópula), dando origem a machos e fêmeas. Os machos normalmente aparecem quando existe superpopulação de pulgões em uma única planta hospedeira, a planta hospedeira está morrendo, a temperatura ambiente está mais baixa, entre outras situações. Fêmeas vivíparas, isto é, que �dão a luz� formas jovens, sem botar ovos, produzem óvulos antes de nascerem. Isto significa que um embrião pode existir dentro de outro maior e mais maduro, já que elas reproduzem assexuadamente, como descrito anteriormente. Desta forma, um pulgão fêmea pode conter dentro de si não só os embriões de suas filhas, mas também os de suas netas, que já estão se desenvolvendo dentro de suas filhas. A partenogênese, combinada com estas �gerações telescópicas� dão aos afídeos uma capacidade incrível de reprodução, onde ocorrem imensas populações em um tempo muito curto.
Predadores naturais � joaninhas, pássaros, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos (primatas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário