Período: início do jurássico.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Scelidosauridae.
Localização: Europa (Inglaterra).
Comprimento: 4 metros.
Scelidosaurus harrisonii
Brian Franczak
Scelidosaurus harrisonii
O celidossauro foi descoberto na metade do século 19, em rochas do início do período jurássico, no sul da Inglaterra. Richard Owen, que criou o termo "dinosauria", descreveu seus fósseis. Ele deu ao animal o nome de celidossauro, ou "réptil com membros", em referência às suas grandes patas.
Trata-se do primeiro dinossauro ornitísquio conhecido e de um dos mais completos de sua época. Mas, com a descoberta do lesotossauro e do heterodontossauro nos anos 60 e 70, os cientistas descobriram que o celidossauro não era o mais antigo dos ornitísquios. Apesar disso, ele continua a ser um animal importante na história dos dinossauros, pois revela muito aos cientistas sobre a evolução dos ornitísquios, especialmente os estegossauros e os anquilossauros, os dinossauros blindados surgidos mais tarde na era mesozóica. 
O celidossauro era um dinossauro herbívoro que atingia comprimento de até quatro metros. Ele tinha construção pesada. A característica mais incomum do celidossauro era a presença de muitas placas ósseas na pele de seu dorso e ventre. Essas placas não eram como as placas altas e finas que se estendiam ao longo da espinha dos dinossauros estegossaurídeos. Eram semelhantes à blindagem óssea dos anquilossauros. 
O celidossauro tinha dentes em forma de folha. Pelos dentes e pela forma do esqueleto, os cientistas concluíram que o animal era herbívoro. Provavelmente comia uma mistura de folhas de arbustos e ramos baixos, mas também pode ter consumido frutas suculentas e até insetos. 
As pernas do celidossauro eram robustas e seus pés tinham quatro dedos. O tamanho e a forma das pernas demonstra que o celidossauro caminhava de quatro. A cauda do celidossauro era longa se comparada à dos demais dinossauros ornitísquios. A cauda também dispunha de blindagem na pele.
Recentemente, novas descobertas de celidossauros foram feitas na área em que os fósseis originais foram localizados. Elas incluem ossos de crânio e impressões de escamas pequenas e arredondadas na pele. Essas impressões de pele são raridade em fósseis e ajudam os cientistas quando eles tentam reconstruir a aparência dos dinossauros e compreender a biologia desses animais extintos.
O celidossauro é um dos dinossauros blindados mais primitivos, em companhia de seu parente próximo, o escutelossauro, que também viveu no início do período jurássico. Ambos são os primeiros membros do grupo de dinossauros que abrange tanto os estegossauros quanto os anquilossauros. O celidossauro é parente próximo dos estegossauros huyangossauro e do estegossauro, do jurássico tardio, e também é parente do anquilossauro sarcolestes, do jurássico tardio, e do anquilossauro shamossauro, do jurássico tardio. O lusitanossauro pode ser outro parente, mas ele é conhecido apenas por um fragmento do focinho e foi encontrado em rochas do período jurássico tardio ao longo da costa portuguesa.