domingo, 24 de julho de 2011

PEIXE-PEDRA

Peixe Pedra
Scorpaena plumieri


  
Peixe mais venenozo do mundo

  O peixe pedra é considerado o peixe venenoso mais perigoso. O peixe-pedra é encontrado em águas rasas nos Oceanos Pacífico e Índico, e mede entre trinta e sessenta centímetros. A dieta do peixe pedra consiste principalmente em peixes pequenos e crustáceos. Sua cor marrom-esverdeada confere ao peixe pedra a capacidade de se camuflar entre as pedras em recifes tropicais, transformando-o num alvo fácil de ser pisado acidentalmente por uma pessoa.
  Os peixes pedra podem também ser encontrados nas praias rochosas e lagoas com fundos de pedras na zona entre marés.
   Os peixes pedra são solitários e territorialistas costumam ficar imóveis, mimetizados com o fundo espreitando suas prezas. A região dorsal do peixe-pedra tem espinhos que liberam uma toxina venenosa.
   Se ela for injetada em uma pessoa, causa dor intensa. Dependendo da profundidade da penetração no ferimento, pode ocorrer choque, paralisia e morte de tecidos. Se não for tratada nas primeiras horas, o nível de toxidade pode ser fatal para os seres humanos.
    A picada do peixe pedra causa muita dor por até 12 horas.  Não há dados conclusivos de sua reprodução, provavelmente largam os ovos à deriva em regiões de estuário.
Classe: Actinopterygii
Ordem: Scorpaeniformes
Família: Scorpaenidae
 

CARACTERÍSTICAS:
Três a quatro espinhos na parte preorbital que sobrepõe maxilar  manchas brancas grandes em fundo escuro em parte basal interna da barbatana peitoral.
Alimenta-se de pequenos crustáceos,camarões, etc.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário