domingo, 24 de julho de 2011

JIBOIA


Alimentação

As serpentes são animais carnívoros que se alimentam de roedoresaves e lagartos. A frequência e quantidade de alimentos variam de acordo com o tamanho do animal. Quando em cativeiro, é comum alimentar as Jiboias com pequenos roedores, como camundongos e mercols jovens (também chamados de twister). Quando maiores, podem ser alimentadas com coelhos, lebres, mercols adultos em maior quantidade e também de aves e frangos.

[editar]Criação em cativeiro

Poucas informações se tem aqui no Brasil, sobre reprodução assistida. Abaixo seguem algumas informações sobre condições sugeridas para um terrário residencial.
É interessante reproduzir o habitat natural do animal. Para isso precisamos:
  • Terrário que tenha um comprimento de pelo menos 2/3 o tamanho máximo do animal e 1/3 do tamanho máximo em largura e a mesma medida em altura.
  • Placa de aquecimento ou pedra aquecida que mantenha o ambiente entre 25 °C e 30 °C. Note que o aquecimento deverá ser feito em um dos lados do terrário para que o animal possa escolher entre o lado aquecido ou o outro lado e assim regular sua temperatura.
  • Termômetro em cada extremidade do terrário para verificar o gradiente de temperatura
  • Higrômetro para verificar a humidade que deve estar entre 80% e 90%.
  • Lâmpadas UVA / UVB não são necessárias para jiboias, diferentemente de outros répteis, as quais favorecer a abosorção de nutrientes.
  • Uma fonte de água com tamanho suficiente para que ela fique imersa se desejar.
  • Substrato de grama sintética, bark, litter - tipos de forrações atóxicas.

[editar]Manuseio

Normalmente são dóceis e bem adaptáveis, aceitando bem o manejo. É preciso se observar bem algumas orientações: Sempre lavar as mãos, antes e depois de se manusear o animal; Manter o terrário sempre limpo; Trocar a agua diariamente; Retirar o animal do terrário sempre com um gancho apropriado; Tomar cuidado com os olhos, pois acidentes (mordidas) podem ocorrer, e essa seria a região mais perigosa a ser afetada. Sempre manter movimentos lentos, e no primeiro momento pegar a jiboia sempre por trás da cabeça, primeiro com o dedo indicador e depois fazendo uma pinça com o dedão evitando que a serpente se assuste e tente morder,nunca tente vir pela frente da jiboia ela pode morder, se for selvagem coloque um pano sobre ela coloque o gancho por cima de onde está a cabeça sempre por trás da cabeça, primeiro com o dedo indicador e depois fazendo uma pinça com o dedão. É importante,um dia antes de alimentar a jiboia, colocar para que se exercite pois passará os proximos dias imóvel a fazer digestão,ideal que seja a cada 10 dias no final de tarde(após as 16h),em gramado baixo. Em geral, os animais são dóceis, mas o temperamento pode variar entre cada indivíduo e de acordo com o modo de tratamento dispensado a ele.

[editar]Curiosidades

No mundo, existe uma variedade imensa de jiboias, sendo diferenciadas pela região onde são encontradas e pelos diferentes padrões de coloração:
Boa constrictor Codensis
Boa constrictor Denisens
Boa constrictor gordfea (Price & Russo, 1991)
Boa constrictor ocidentalis (Philippi, 1863)
Boa constrictor obesidad (Cope, 1878)
Boa constrictor imperator (Daudin, 1803)
Boa constrictor sabogae (Barbour, 1906)
Boa constrictor nebulosa (Lazzel, 1964)
Boa constrictor orophias (Linnaeus, 1758)
Boa constrictor melanogaster (Langhammer, 1983)

[editar]Doenças

As serpentes são animais susceptíveis a uma grande diversidade de doenças causadas por vírus, bactérias, parasitas, fungos, protozoários, pentastomídeos, helmintos, miíases, ácaros e carrapatos.

[editar]Vírus

As viroses são o principal problema em jiboias,devido a gravidade do quadro e também a capacidade de disseminação de alguns vírus. Diversos tipos de vírus foram descritos em jiboias como adenovírus e herpesvírus como agente causadores de lesão hepática e alguns retrovírus causadores de enterite e lesões hepáticas.Um dos principais vírus causadores de mortes é o paramixovírus. Esses vírus levam a quadros de pneumonia bastantes graves, que frequentemente levam o animal à morte. Os sintomas são febre, e geralmente a serpente passa a ficar com a boca semiaberta, dificuldade respiratória, e até hemorragia na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário