Período: Cretáceo Tardio.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Homalocephalidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: desconhecido, mas provavelmente 2 metros.
Goyocephale lattimorei
Brian Franczak
Goyocephale lattimorei
O goyocéfalo era um animal de cabeça chata e um dos mais incomuns dos paquicefalossauros. Foi descoberto pela Exposição Paleontológica Conjunta Polônia-Mongólia, no deserto de Gobi, e nomeado e descrito em 1982.
O parâmetro para identificação dos paquicefalossauros é feito com base no crânio, mas também foram encontrados alguns ossos do esqueleto do goyocéfalo, entre os quais os da cauda e os dos membros traseiros. O esqueleto, embora mal preservado, demonstra que o goyocéfalo tinha forma semelhante à dos demais paquicefalossauros. Os membros eram leves e a espinha vertebral era reforçada por tendões ossificados ao longo das vértebras, o que reforçava a coluna espinhal e provavelmente ajudava a reduzir a tensão nas disputas de cabeçadas. Como indica o nome goyocéfalo ("cabeça decorada"), o topo do crânio era áspero e encaroçado.

Apesar da cabeça chata, o goyocéfalo travava disputas de cabeçadas, por meio das quais os machos disputavam fêmeas e territórios nas temporadas de acasalamento. Além disso, os dentes proeminentes e assemelhados a caninos na parte frontal da mandíbula superior e da inferior serviam como forma de assustar e de afastar outros animais. Essa forma de decoração também pode ser encontrada em alguns cervos primitivos (muntjacs) e nosdinossauros heterodontossaurídeos.
O goyocéfalo é um dos poucos paquicefalossauros de cabeça chata conhecidos. Seus parentes são o homalocéfalo e o wannanossauro, ambos localizados no centro e leste da Ásia e provenientes do cretáceo tardio.