domingo, 24 de julho de 2011

AMONITE


Os amonóides (do latim científico Ammonoidea), também chamados de amonites, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes surgido no período Devónico e que desapareceu na extinção K-T, no final do Cretácico, que também vitimou os dinossauros.
As amonites eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas. Tinham dimensões muito variáveis, desde alguns centímetros a um metro de diâmetro. O animal vivia dentro de umaconcha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos Nautilus actuais.
As conchas de amonite são um tipo comum de fóssil em formações marinhas do Mesozóico. Em estratigrafia, as amonites são consideradas excelentes fósseis de idade.
As amonites viviam no meio aquático e eram carnivoras, usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem
Há evidências de dimorfismo sexual nos fósseis de amonites, sendo as conchas dos machos, em geral, menores e mais ornamentadas que a das fêmeas. Estes exemplos, evidentes por exemplo no géneroKosmoceras, foram classificados de início como espécies e mesmo géneros diferentes, mas a inexistência de formas intermédias, a sobreposição espacio-temporal dos achados e a proporção entre formas macho e formas fêmea, suportam a hipótese de dimorfismo sexual.

[editar]Ordens

Reconstituição de amonites se locomovendo
  • Ordem Ancyloceratida (Cretácico) – grupo que inclui a maioria das formas heteromórficas (ie, de concha não planispiral), adaptadas a modos de vida e alimentação altamente especializados
    • Exemplos: TurrilitesMacroscaphites
  • Ordem Ammonitida (Jurássico-Cretácico) – grupo mais abundante e diversificado de amonites, com conchas de enrolamento planispiral e ornamentação por vezes muito complexa

Nenhum comentário:

Postar um comentário