domingo, 24 de julho de 2011

PERCEVEJO

Características � são mais conhecidos como percevejo verde, maria-fedida ou fede-fede, pois exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Na fase adulta, conforme indicado por seu nome comum, o percevejo apresenta coloração verde, tendo manchas vermelhas nos últimos segmentos de suas antenas. Pode causar prejuízos em vários tipos de culturas agrícolas. As ninfas são brancas, os adultos, usualmente ao redor de 10 mm de comprimento, são de coloração castanha, com suas patas anteriores adaptadas para escavar.
Habitat � áreas de lavouras, pastagens, bordas de matas, jardins de áreas rurais e urbanas.
Ocorrência � em todo o Brasil, e m níveis mais elevados nos meses de outubro e novembro.
Hábitos � os adultos não possuem período hibernal constatado durante o inverno. As formas jovens, desde que nascem, alimentam-se da seiva, introduzindo seu aparelho bucal nos tecidos das folhas, hastes e frutos, com um ciclo médio em torno de 46 dias. Os adultos tem o mesmo hábito das ninfas, com uma longevidade de 60 dias aproximadamente.
Alimentação � omnívoro. São insetos sugadores de seiva das folhas, caules, flores e frutos, alimentando-se de uma grande variedade de plantas hospedeiras, o que lhe assegura sobrevivência em extensas áreas. No ato da alimentação, os percevejos injetam toxinas nos grãos e nos orifícios  deixados  pelo  aparelho  bucal  dos insetos, penetrando microor-
percevejo
ganismos que determinam o chochamento dos grãos causando depreciação do produto no ato da comercialização. Além disso, as toxinas atingem as plantas determinando uma redução em sua produtividade.
Reprodução � põem ovos alongados e ligeiramente curvos, com as extremidades arredondadas, a princípio brancos que vão se tornando avermelhados à medida que o momento da eclosão da ninfa se aproxima. Esses ovos são colocados na face inferior das folhas, em massas de forma hexagonal, contendo cerca de 100 ovos. Após a eclosão, as ninfas de primeiro estágio permanecem agregadas em torno da postura ou movimentam-se em colônias sobre as plantas. As formas jovens, ao longo de seus cinco períodos ninfais apresentam variações distintas de coloração que vão do vermelho brilhante, com uma larga faixa dorsal branca na região anterior do abdome, passando pelo alaranjado, notando-se o surgimento de tecas alares e pelo marrom-alaranjado, com as tecas alares atingindo a região posterior do primeiro segmento abdominal até se tornarem negros, com as tecas alares atingindo além do segundo segmento abdominal. Imediatamente ao momento da eclosão, as ninfas se põem a sugar a seiva. No primeiro estágio apresentam coloração alaranjada. No segundo estágio, quando as ninfas apresentam cor geral preta, também pode ser observado seu agrupamento em colônias sobre as plantas. A partir do quarto estágio as ninfas assumem coloração verde, com manchas amarelas e vermelhas sobre o dorso. Sob determinadas condições, tanto as ninfas do quarto como as do quinto estágio podem apresentar coloração preta na parte dorsal do abdômen.
Predadores naturais � aves, pássaros, répteis e anfíbios.
Ameaças � agrotóxicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário