Período: início do jurássico.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Heterodontosauridae.
Localização: África (África do Sul).
Comprimento: 90 centímetros.
Brian Franczak
O heterodontossauro era um pequeno dinossauro herbívoro que provavelmente caminhava apenas nas patas traseiras (era bípede). Os membros dianteiros eram musculosos e as juntas do cotovelo e pulso demonstram que usava os membros dianteiros para agarrar, e não para caminhar. O quarto e o quinto dedos eram pequenos e provavelmente opostos aos outros três, o que formava uma mão capaz de agarrar comida.
A pélvis do heterodontossauro era longa e estreita. O púbis se assemelhava ao de ornitísquios posteriores. As pernas traseiras eram longas, com a parte inferior do membro e o pé mais compridos que a coxa. Os ossos do tornozelo e os ossos do pé (com exceção de um) se fundiam, como nos pássaros. As juntas do joelho e do tornozelo permitiam à perna apenas movimento para frente e para trás. Essas características sustentam a idéia de que o heterodontossauro era capaz de correr rapidamente sobre as patas traseiras. Isso o teria ajudado a escapar dos carnívoros.
O crânio do heterodontossauro tinha tamanho semelhante ao de um coelho. A maioria dos dinossauros tinha apenas um tipo de dente, mas o heterodontossauro tinha três, o que lhe valeu o nome de "réptil de dentes diferentes". Os dentes da frente eram pequenos e se localizavam na lateral nas mandíbulas inferior e superior. Eles eram provavelmente usados para arrancar folhas e ramos. Os dentes traseiros eram longos e de formato quadrado, e os dentes da mandíbula inferior e superior se encontravam em ângulo para triturar plantas. Uma camada de verniz os protegia, para que o animal pudesse mascar ininterruptamente. Os dentes do heterodontossauro eram mais proeminentes que os do lesotossauro, mas também eram melhores para comer plantas do que os de outros herbívoros da mesma era.
O heterodontossauro também dispunha de grandes pares de presas (o terceiro tipo de dente), localizados diante dos dentes traseiros. Ele provavelmente os utilizava na alimentação, mas podem também ter servido para atrair fêmeas ou combater outros machos. As presas inferiores eram muito maiores que as superiores. As fêmeas talvez não dispusessem de presas.
O heterodontossauro provavelmente tinha bochechas carnudas. Elas impediam que alimentos caíssem da boca durante a mastigação. Muitos outros dinossauros herbívoros exibiam bochechas semelhantes, entre os quais a maioria dos ornitópodes e muitos protossaurópodes posteriores.
Os membros dianteiros e traseiros se assemelhavam aos dos ornitísquios posteriores (exceto pelos ossos fundidos dos tornozelos e pés, que eram incomuns). Os dentes em ângulo, a mandíbula e as bochechas carnudas também são traços de ornitísquios posteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário