domingo, 24 de julho de 2011

DIPLODOCUS

diplodoco (Diplodocus longus) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 170 a 136 milhões de anos.O seu nome significa dupla alavanca pela disposição dos ossos da parte posterior de cauda com mais de 15 metros, o tamanho de um tyranossauro. Media em torno de 27 a 40 metros de comprimento e pesava cerca de 25 toneladas. É um dos dinossauros mais conhecidos.

Localização

O diplodoco viveu na América do Norte e foi descoberto por Othniel Charles Marsh, que publicou sua descoberta em 1878.

[editar]Alimentação

Os diplodocos tinham pés largos e redondos e andavam de forma semelhante aos elefantes. Supõe-se que eles se alimentavam de plantas aquáticas, ramos de copas de árvores , vegetação tenra rasteira e folhas altas das árvores.
Existem muitas cópias de seus esqueletos espalhados em vários museus do mundo.
O longo pescoço dos diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda, e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua extremidade, a qual servia de chicote para defesa.

[editar]Predadores

Os diplodocos,apesar de grandes,não eram imunes a ataques de carnívoros,principalmente quando filhotes,uma vez que os adultos não cuidavam destes.Sem dúvida alguma seus maiores inimigos durante a infância poderiam ser mamíferos e pequenos dinossauros carnívoros,além dos terríveis alossauros.Durante a fase adulta e eram grandes demais para as florestas,ficavam em campo aberto,em enormes manadas,assim cada um protege o outro com suas caudas imensas para bater nos alossauros.

[editar]Outras espécies

  • Diplodocus carnegii
  • Diplodocus hayi
  • Diplodocus longus
  • Diplodocus lacustris

Nenhum comentário:

Postar um comentário