segunda-feira, 25 de julho de 2011

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).

Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Dromaeosauridae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 1,8 metro.

Velociraptor Mongoliensis
James Reece © Australian Museum
Velociraptor Mongoliensis
A mais espantosa descoberta feita na Mongólia pode ter sido a de esqueletos do Velociraptor (ou "ladrão veloz"), um terópode de pequeno porte, com seu braço direito firmemente preso no bico do pequeno ceratópsio protocerátopo. Ambos os esqueletos estão completos. Representam uma imagem da luta pela vida que caracterizava o período cretáceo tardio. Pouco depois de morrerem, os animais foram soterrados pela areia de uma duna. Ficaram unidos nessa posição até 1971, quando os restos foram localizados.
Em 1923, o primeiro espécime do velociraptor foi encontrado pelo Museu Americano de História Natural. O fóssil provinha da formação Djadoktha, no deserto de Gobi, que abriga pedras arenosas do período cretáceo tardio. O fóssil também foi encontrado ao lado de um crânio de protocerátopo.
O velociraptor era um pequeno terópode, com grandes garras em forma de foice no segundo dedo do pé. Tinha um focinho longo e largo, diferente de outros membros de sua família. As mandíbulas contavam com fileiras de dentes serrilhados para dilacerar carne. O animal engolia os alimentos em porções, em vez de mastigá-los como a maioria dos terópodes. Os braços eram longos, e seu peito e músculos dos braços eram fortes. O velociraptor era parecido com o arqueopterix, um pássaro primitivo, especialmente na pélvis. Alguns paleontologistas sugeriram que o velociraptor talvez tivesse penas, mas não existem provas dessa teoria.
Como o espécime foi encontrado ao lado de um protocerátopo, é possível que se alimentasse desse pequeno ceratópsio, mas pode ter caçado presas ainda maiores. Sua dieta também incluía pequenos animais, como lagartos. 
Outro traço dos dromeossaurídeos que pode ser claramente visto no espécime encontrado em Gobi são os longos ossos nas laterais dos ossos da cauda, que serviam para enrijecê-la. Isso permitia que a cauda funcionasse como contrapeso quando o animal caminhava e corria. A cauda, porém, continuava flexível, especialmente no ponto em que se fixava aos quadris. O esqueleto completo do animal envolvido na "luta mortal" ainda não foi descrito, mas certamente revelará novos e interessantes fatos sobre esse genus fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário